Promessas para o ano novo

O timbre marcante de Bono Vox em New Year's Day, do álbum “War” de 1983, entra pela janela do 4º andar. A melodia trazida pelas ondas hertizianas, da rua, invade a sala e se mistura com a voz de Paula Toller cantando: ...nesse mar, os segundos, insistem em naufragar, esse mar me seduz, mas é só prá me afogar...

As canções se cruzam, mas a única coisa que insiste em minha mente é a chegada de mais um fim de ano. New Year's Day me faz pensar na multidão na praia de Copacabana toda vestida de branco, fazendo oferendas e promessas para uma vida melhor para o próximo ano. Os sonhos parecem que se lançam nas águas do mar, antes do dia amanhecer, e no meio do ano se encontram à deriva, sós em uma imensidão chamada id, ego e superego.

A sedução do mar ou a obsessão exercida sobre ele? Muitos serão os náufragos nesse oceano de egoísmo, onde insistimos em não mudar a rota, em remar a favor da corrupção, das injustiças e todas as ações que punem descabidamente nossos semelhantes. Será que o humanista e vocalista do U2, Bono Vox, tem razão em dizer que nada muda no dia de ano novo? Será que nada muda em todas as esferas ou só no amor?

As luzes de natal formam um cordão colorido na Avenida Curitiba e nas principais ruas do comércio. Transeuntes se esbarram nas calçadas, observam as vitrines com as últimas tendências do São Paulo Fashion Week. Amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos dão a bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes e a sorveterias um ar de vida noturna. Se prestar atenção aos diálogos logo perceberá que se vertem sobre trabalho, festas, amor e sexo.

Será que a promessa de paz, respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente não será cumprida em mais um ano? Será que vamos continuar a ver por anos seguidos cenas de fome, ataques terroristas, intolerância, mortes e mais mortes? Em 2009 não quero promessas para não me afogar num mar de desencontros comigo e com o mundo.

Quero a certeza de um mundo melhor, começando por mim. Acreditar que posso ser melhor, muito melhor, tornar as pessoas que vivem comigo mais felizes, o ambiente mais limpo, separando tudo o que é reciclável, brincar de pula-corda e joga bola-queimada com as crianças. Fazer biscoitos de nata e bolo de milho verde para hora do café com meus pais. Penso que a palavra delicadeza tem que ser vivenciada com mais ênfase em 2009.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Ana Alice disse...

Muito delicado e comovente seu blog, vc escreve muito bem.
Na verdade só o que muda no dia do ano novo é o calendário, as coisas continuam sempre as mesmas desde que o homem é homem... infelizmente.

Como vc achou meu blog? rsrsr
Um blog tão abandonado como esse...
Ah as fotos forma feitas por mim.

Posso colocar um link do seu no meu blog?

Beijinhos.

Mário Sioli disse...

Promessas sempre é bom te-las, pois ela anima o coraçao, nao é questao de calendário ou datas que se mudam é esperança que a gente renova.
Acredito que mesmo que seja a promessa de nao comer tanto chocolate o ano que vem já é valido, pois tudo vale a pena se a alma nao é pequena, já dizia o poeta.
E eu sou totalmente a favor de tudo que nos faz ser mais, mesmo se o passo parece de uma formiga.
Espero que voce tenha promessas...
Beijos