Aceita um chá?

Chá para emagrecer, dormir, relaxar, cólica menstrual, de rim ou simplesmente um chá para acompanhar uma conversa afiada? Bom, escolhido o chá certo para curar a sua enfermidade, isso é se tem, vamos fazer a nossa Boston Tea Party , ou seja, Festa do Chá de Boston.
Há mais de 200 anos, no dia 16 de dezembro de 1773, por isso, me lembrei do chá por estarmos no mesmo mês, colonos norte-americanos se revoltaram contra uma medida da coroa inglesa e atirou 45 toneladas de chá ao mar, precisamente no porto de Boston.

Na época, eles se perguntavam se a forma como a metrópole direciona suas vidas era a mais sensata, foi quando começaram a exigir em troca do pagamento dos inesgotáveis impostos a representação no parlamento inglês. Em 1768, John Dickinson escreveu a primeira canção patriótica dos Estados Unidos, a Liberty Song ("Canção da Liberdade"). O boicote aos produtos ingleses se efetivou, mas o chá era a bebida de todos, igual o cafezinho brasileiro. O governo inglês não resistiu a pressão e exonerou as taxas dos produtos, menos do chá. Fato causou repúdio entre os colonos.

No dia 16 de dezembro queimaram 45 toneladas de chá vindos da Inglaterra no porto de Boston, em outras cidades como Nova York, Filadélfia e Charleston os navios nem conseguiram aportar. A ação foi repreendida com embargo e deu aos militares poder para ocupar as casas dos colonos, porém operários das 13 colônias americanas não se intimidaram. O resultado é que 3 anos depois as mesmas 13 colônias fundavam os Estados Unidos da América.

No fim da conversa, a pergunta é onde está o nosso chá? Por que até hoje entregamos nosso ouro e trabalhamos para pagar impostos? Tudo bem, você num tem a resposta e nem gosta de chá, então, vamos tomar um café.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: