Pergunto

Hoje, às 8h11, quando entrei na internet a primeira imagem que vi foi de um homem com uma mangueira lavando uma rua em Gaza. Ele tentava tirar o sangue derramado no asfalto durante os ataques israelenses. Este conflito tem-me intrigado desde o dia que começou. Assim que vi no noticiário me veio a mente inúmeras perguntas. Algumas delas não param de procurar respostas e me açoitam quase que o dia todo. Por exemplo, como podemos ser tão intolerantes? Como podemos deixar a morte se sobrepor a vida? Como esquecemos o individual e optamos pelo social tão rapidamente e uma vida já não tem mais sentido? Como transformamos pessoas em inimigos comuns para justificar as nossas atrocidades? Mais o que mais me impressiona é a frieza com que recebemos as notícias do aumento do número de mortos e a nossa apatia diante dos fatos no Oriente, Ocidente, no portão da nossa casa. Matam pelo quê? Uma faixa de terra? Por um deus? Por um ideal político? Não sei.

Bom, mais hoje em Gaza se terá 3 horas para receber ajuda humanitária. Que notícia boa!!!! Três horas de tímida paz e cessar-fogo.... Como podemos de alguma forma compactuar com as injustiças? Todos os dias também passo pela Praça Rui Barbosa, aqui em Apucarana, e sempre encontro os mesmos pedintes. Assim que vejo começam a surgir a mesmas perguntas. Cadê a secretaria de assistência social? Será que essas pessoas, algumas deficientes físicas, não têm beneficio social? Recebem? Não recebem? Falam tanto que aqui sobra emprego, então, por que tem desempregados pelas ruas? Será que aquele jargão é mais fácil pedir que trabalhar é uma verdade ou preferimos acreditar nisso? Talvez porque seja trabalhoso demais resgatar auto-estima dessa gente, recuperar a dignidade, contratar profissionais de saúde mental e tentar sanar seus transtornos e fazê-los voltar a ser ativos economicamente, socialmente.

Acredito que a indiferença causa a exclusão em qualquer lugar, tolhe a chances de um ser humano viver melhor. Agora me lembrei de uma breve conversa com uma comerciante de anos na tal Praça Rui Barbosa. Na época, o assunto se vertia sobre alguns meninos que estavam dormindo na praça. Cadê o Conselho Tutelar? Tudo bem. Tem um lugar na cidade com uma placa indicando Conselho Tutelar. Mas, o fato é o seguinte: os meninos estavam a menos de uma semana, ficavam durante o dia brincando, faziam suas estripulias, incomodavam. Era uma situação que não podia ser mantida, mas daí a ferver água para jogar enquanto eles dormiam. NÃO!!! Ouvi isso enquanto a comerciante me mostrava fotos deles, meninos de 12, 13 anos, dormindo na praça. Será que a solução sempre é essa de ferir, matar quem nos incomoda? Será que não tem um jeito mais pacifico para se viver?

É triste a guerra em Gaza. É triste meninos de ruas. Mais triste é ver que mesmo depois de milênios usamos formas tão bárbaras para resolvermos nossos problemas e não sermos mais incomodados. A foto mostrava um menino dormindo como se estivesse numa cama confortável, pena que ali não tinha paredes, nem cobertor e nem carinho. Mas será que é impossível esse adolescente ter uma casa? Palestinos e israelenses se respeitarem? Será que é impossível respeitar as limitações do outros e as nossas? Se tiver as respostas, me responda.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Mário Sioli disse...

Eu também caminho com as mesmas perguntas e sempre fico muito indignado, assim como seu coração...
Somos modernos só do lado de fora e por dentro levamos ainda a mesmas idéias ocas de sentimentos, de respeito, de ser sociável. Creio que devemos sim nos indignar, mas não podemos ficar parado, pois podemos fazer a diferença de alguma forma, pois não existe ninguém que tenha tão pouco que não possa doar e nem quem tenha muito que não precisa receber.
Temos que levar em nos a idéia reformadora do Cristo e ter no outro com a mesma verdade que desejamos a nos mesmo.
Você me surpreende sempre.
Adorável, parabéns.
Beijos

Anônimo disse...

O problema das crianças não é do SS e nem delas, mas sim das pessoas que dão coisas. Por que muitas pessoas continuam em casa até arrumar um emprego ou algo do tipo? Porque sempre termos aquele teto e alguém que nos dê algo. Essa é a idéia...
Quanto aos palestinos e israelenses é como você colocar um católico e um evangélico discutindo sobre a existência e santidade de Maria...
Ou seja, nenhum nuca vai dar o braço a torcer...Porém não é só por causa de religião. Há muito tempo Israel é disputado, porém depois da 2ª guerra mundial a ONU deu alguns terrenos, vamos dizer por piedade, para os Judeus. Dai países como Palestina, Egito e outro que não me lembro, não aceitou, logo começaram a brigar por isso. Israel ganhou a guerra. Porém há 3 anos atrás o Hamas, palestinos, ganharam o poder, pelo meio de voto, de Gaza. Gaza não vale, bem dizer, nada. Porque a água não pode ser consumida e não se pode plantar nada.
Resumindo: Judeu não quer palestino em seus dominios, que há muito tempo atrás era dividido entre várias religiões.
Assim como as crinças de rua, eles não saem de lá, porque sempre tem alguém para dar o que eles querem...