Câncer de mama: até o Cristo Redentor ficou rosa por esta causa


O mês de Outubro este ano está diferente porque além de corresponder ao décimo mês do calendário também ganhou mais cor, precisamente o rosa. Este toque de feminilidade tem por objetivo despertar as mulheres a fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Atualmente, o câncer é uma das doenças mais agressivas ao corpo feminino.

Segundo a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o Brasil em 2008 era de 49 mil casos, com um risco estimado de 51 a cada 100 mil mulheres. Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama.

Conforme dados da American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente, e 465 mil morrem por causa da doença. Em âmbito mundial, o câncer de mama já causou 7 milhões de mortes. Por isso, neste mês, instituições ligadas à prevenção do câncer de mama no mundo todo estão realizando ações para diminuir os índices. As atividades têm o intuito de conscientizar as mulheres da eficácia do diagnóstico precoce.

Uma grande aliada da mulher para detectar a doença é a mamografia, além do exame de rotina do toque da mama, que ajuda a identificar possíveis nódulos. O Ministério da Saúde recomenda o exame mamográfico, pelo menos a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos e o exame clínico anual das mamas, para mulheres de 40 a 49 anos.

Uma pesquisa feita pelo Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama revela à diferença de tratamento de mulheres com câncer de mama em hospitais públicos e privados. O estudo concluiu que em relação ao diagnóstico da doença 36% das mulheres atendidas em hospitais públicos descobriram o tumor em estágio avançado, contra 16% nos serviços privados.

O Movimento Outubro Rosa foi lançado esta semana. O Cristo Redentor aderiu à causa e por dois dias ficou rosa, cor símbolo mundial do movimento. Durante o mês, outros monumentos públicos ganharam um toque especial.

• Mulheres, não se esqueçam de consultar o seu médico e nem de fazer o auto-exame. E você mocinho, não deixe sua mulher esquecer o auto-exame e nem da mamografia.
• Quem ama cuida. Quem se ama se cuida. Quem ama gosta de viver bem e ver o outro bem.

Os dados são do Inca e do IG

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: