Ser feliz

Num diálogo casual descobri, essa semana, que ser feliz não depende só de mim. Disse empolgada a um amigo que a partir de hoje iria procurar fazer tudo diferente. Ser mais ousada. Ser feliz de verdade. Ai, ele me respondeu que ser feliz não depende só de nós porque vivemos com os outros e eles contribuem muito para nosso estado emocional.

Não adianta dizer que seremos felizes quando os outros com quem compartilhamos a nossa vida não estão bem. Podemos sim deixar de nos preocupar e chorar por bobagens, mas ser feliz sozinho não é possível. Não nascemos para vivermos sozinhos.

Nesse dia, lembrei-me de um escritor que diz que não só nós vivemos no mundo como o mundo vive em nós. Então, não adianta fugir para um paraíso e deixar para trás todas as amarguras e dizer que encontrou a felicidade. Os cheiros, as conversas, as vozes, as imagens vão levar você de volta. Talvez seja difícil viver em êxtase todos os dias. E nem que você e eu somos os únicos responsáveis pela nossa vida. Interferimos e recebemos interferência o tempo todo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

**** disse...

Mas podemos vivermos muito bem cercado por poucos... Quase sempre nos unimos a pessoas por necessidades fisiológicas. Escatologia pura.
Abraços

Cássio Gonçalves disse...

Talvez nos é passado um conceito de felicidade humamente impossível de alcançar. Aquela plenitude do reino dos céus.
Felicidade não é um estado de espírito como tristeza, alegria, melancolia, etc. Ser feliz é uma postura diante da vida. Às vezes, sou triste e melancólico e, ao mesmo tempo, feliz; como muita gente pode estar alegre e, no fundo, ser infeliz.
Sou feliz, inclusive, por poder ajudar um amigo num momento de angústia.