Ser feliz

Num diálogo casual descobri, essa semana, que ser feliz não depende só de mim. Disse empolgada a um amigo que a partir de hoje iria procurar fazer tudo diferente. Ser mais ousada. Ser feliz de verdade. Ai, ele me respondeu que ser feliz não depende só de nós porque vivemos com os outros e eles contribuem muito para nosso estado emocional.

Não adianta dizer que seremos felizes quando os outros com quem compartilhamos a nossa vida não estão bem. Podemos sim deixar de nos preocupar e chorar por bobagens, mas ser feliz sozinho não é possível. Não nascemos para vivermos sozinhos.

Nesse dia, lembrei-me de um escritor que diz que não só nós vivemos no mundo como o mundo vive em nós. Então, não adianta fugir para um paraíso e deixar para trás todas as amarguras e dizer que encontrou a felicidade. Os cheiros, as conversas, as vozes, as imagens vão levar você de volta. Talvez seja difícil viver em êxtase todos os dias. E nem que você e eu somos os únicos responsáveis pela nossa vida. Interferimos e recebemos interferência o tempo todo.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Às vezes, acorrentamos literalemnte quem amamos.

Vejam essa matéria da BBC Brasil!

Uma família da cidade de Agra, na Índia, decidiu acorrentar o filho de 13 anos para fazer com que ele deixe as drogas.

Segundo a mãe do garoto, ele começou a usar drogas aos sete anos. O menino, chamado Akram, teria começado a fumar tabaco e, depois, teria passado a usar cannabis, heroína e outras drogas.
Akram diz ter vontade fugir de casa e e usar drogas novamente.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mulheres chinesas fazem 13 milhões de abortos por ano

Pequim - Cerca de 13 milhões de abortos são feitos por ano na China, em um país no qual há poucas dificuldades para passar por tal procedimento devido às restrições demográficas e onde 20 milhões de nascimentos são registrados anualmente, segundo números do próprio Governo chinês.

Wu Shangchun, integrante da Comissão Nacional de População e Planejamento Familiar chinesa, declarou hoje ao jornal "China Daily" que a metade das mulheres que abortam na China não usava nenhum método anticoncepcional.

As estatísticas do Governo mostram que 62% das mulheres que abortam têm entre 20 e 29 anos de idade. Além disso, a maioria é solteira.

Wu teme que o número real de abortos seja muito maior do que o publicado, já que a cifra atual foi calculada por meio de dados de instituições médicas e muitos abortos são feitos em clínicas clandestinas.

Além disso, é preciso acrescentar outros 10 milhões de abortos decorrentes do uso de pílulas abortivas, segundo os números de vendas anuais destes remédios, acrescentou Wu.

"Temos o duro desafio de reduzir o número de mulheres que abortam na China", afirmou.

Segundo Li Ying, professor da Universidade de Pequim, esta situação infeliz e evitável indica que os jovens chineses precisam saber mais sobre sexo.

Uma pesquisa feita pelo hospital militar 411 do Exército de Libertação Popular em Xangai mostra, por exemplo, que menos de 30% das mulheres que engravidaram de forma indesejada e que eram atendidas no local não sabiam como evitar a gravidez, e apenas 17% tinham conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Ainda segundo o estudo, mais de 70% dos entrevistados disseram desconhecer que a principal forma de contágio do vírus HIV é a relação sexual sem proteção.

Segundo o professor Li, os pais chineses são reticentes no momento de falar com seus filhos sobre sexo. Por isso, ele pede um reforço na educação sexual por parte das universidades e da sociedade.

Para o ginecologista Yu Dongyan, parte do problema reside no fato de que o sexo não é mais considerado entre os jovens, que acham que podem aprender tudo sobre o assunto pela internet. "Entretanto, isto não significa que tenham desenvolvido uma compreensão do sexo", lembra.

É difícil fazer com que as escolas chinesas promovam a educação sexual porque alguns professores e pais acham que, com isso, estariam incentivando o sexo, diz Sun Xiaohong, do centro de educação da comissão de planejamento familiar de Xangai.

De acordo com Sun Aijun, do Beijing Union Hospital, a falta de conhecimento por parte de muitas chinesas sobre a segurança do uso da pílula anticoncepcional é outro dos motivos pelos quais elas recorrem ao aborto.

Sun afirma que, além disso, os homens se negam a usar preservativos em suas relações sexuais antes ou fora do casamento.

Um aborto na China custa 600 iuanes (US$ 88). Desde a década de 90, os médicos do país não perguntam sobre o estado civil da grávida antes de realizar um aborto.
Fonte: Último segundo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Existiu uma mulher Papa?

Há muitos anos a Igreja Católica tenta negar sua existência, mas as evidências não deixam dúvidas: existiu uma mulher que ocupou o trono papal. Esse mistério do passado e a veracidade sobre a Papisa Joana foram desenterrados pela escritora Donna Woolfolk Cross e transformados num grande romance histórico, que põe por terra a argumentação da Igreja de que essa mulher enigmática seria apenas uma lenda.

A pesquisa, que durou mais de sete anos, reuniu todos os fatos conhecidos da vida de Joana, extraídos de documentos raros em inglês, espanhol, francês, italiano e latim. Além disso, num brilhante esforço de reconstituição de época, a autora retrata em "Papisa Joana" como era o século IX, o estilo de vida das pessoas, o preconceito contra as mulheres e a forma de funcionamento do clero.

Joana nasceu em 814, na aldeia de Ingelheim, no mesmo dia da morte do lendário Carlos Magno. O período era conhecido como Idade das Trevas, uma época brutal, de ignorância, miséria e superstição sem precedentes. Não existiam ainda os países europeus modernos, nem seus idiomas, apenas dialetos locais, sendo a língua culta o latim.

Com a morte do imperador Carlos, o Sacro Império Romano degenerou num caos de economia falida, pestes, guerras civis e invasões por parte de viquingues e sarracenos. A vida nesses tempos conturbados era particularmente difícil para as mulheres, que não tinham quaisquer direitos legais ou de propriedade.

A lei permitia que seus maridos batessem nelas, o estupro era encarado como uma forma menor de roubo. A educação das mulheres era desencorajada, pois uma mulher letrada era considerada não apenas uma aberração, mas também um perigo. Não havia para as mulheres outra alternativa a não ser se conformar com as limitações impostas ao seu sexo.

Foi nesse "meio" que Joana cresceu, aprendendo que apenas os homens poderiam conquistar um espaço na sociedade. Decidida, ela corajosamente se disfarça de rapaz quando adolescente, e ingressa num mosteiro beneditino, sob o nome de "irmão" João Ânglico. Graças à sua inteligência e determinação, ela rapidamente se destaca como erudita e médica, até que, sob a ameaça de ter seu disfarce revelado, parte para Roma, onde se torna médico do próprio papa.

Antes, porém, de cumprir seu destino e ocupar ela mesma o mais glorioso trono do Ocidente, Joana precisa superar obstáculos tremendos, como o seu amor pelo conde franco Gerold e as armadilhas do maquiavélico cardeal Anastácio, seu arquirrival.

Filme

Constantin Film, a mesma produtora que fez "O Nome da Rosa", terminou de filmar "Papisa Joana" em janeiro. O roteiro é baseado no livro "Papisa Joana" da escritora Donna Woolfolk Cross, que vai figurar nos créditos do filme como "consultora criativa". Donna também assistiu às gravações, que ocorreram na Alemanha e no Marrocos. "Eles precisavam me tirar à força do set no final de cada dia de filmagem. Foi extraordinário observar tanta gente — atores, operadores de câmera, maquiadores, extras, até animais — reconstituindo cenas e diálogos que eu havia escrito na solidão do meu pequeno escritório", declara entusiasmada à espera do lançamento.

A estreia do filme será em outubro deste ano na Europa, e nas telas brasileiras a partir de dezembro.

Papisa Joana

Autor: Donna Woolfolk Cross

Formato 15,5x22,5 cms, 496 págs.

ISBN: 978-85-61501-25-9

Cód. barra: 978-85-61501-25-9

Preço sugerido: R$ 49,00


Fonte: O BONDE/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha

Neste sábado (25) se comemora o Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha. Para falar a verdade, desconhecia a data. Mas, o dia 25 de julho foi definido como o Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha, desde 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingo (República Dominicana). A data foi criada com o intuito de enfatizar a luta dessas mulheres contra a opressão de gênero, raça e etnia vivida por elas.

Imagino que a mulher negra encontra mais dificuldade no seu dia-a-dia que as mulheres de cor branca e que os próprios homens negros. Não digo isso baseada em nenhum dado estatístico. Mas, vocês lembram delas na escola? Como as meninas negras eram tratadas? Elas tinham a mesma visibilidade? Na tevê, quantas são protagonistas? No dia-a-dia, quantas são líderes? Acho que não correspondem na mesma freqüência do índice populacional. Então, tem algo de errado? O que está errado? Eu? Você? Elas? O governo? Nossos costumes? Por que insistimos de alguma forma selecionar as pessoas pela aparência? Acredito que está na hora de revermos alguns conceitos e dá um chega pra lá nas tolices que nos impedem de viver de forma plena uns com os outros.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ideias em gestação

Está em gestação uma nova mulher. Talvez, a mulher seja a mesma, apenas está concebendo novas idéias e gerando - as há meses até que amadureçam e possam ser vivenciadas. Essa espera de meses de maturação está moldando esta mulher.

Ela continua entendo a vida de forma ímpar, está cheia de sonhos e vontades. Em breve, quando as ideias estiverem prontas para serem vividas, o mundo ganhará uma nova mulher mais cheia de vida, brilhante, ousada e apaixonada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Auto-estima faz viver melhor

O trabalho da organização consiste em ajudar a levantar a auto-estima de mulheres sofrendo de câncer através de workshops que ensinam as pacientes a melhorar o visual, que muitas vezes sofre com os tratamentos de quimioterapia.
"Após o choque de serem diagnosticadas com câncer, muitas mulheres ficam devastadas com os efeitos colaterais do tratamento, que podem alterar dramaticamente sua aparência e auto-imagem - perda de cabelo, sobrancelhas e cílios podem ser particularmente difíceis de lidar", diz a ONG.

A organização acredita que uma auto-estima em ordem ajuda as mulheres que estão batalhando o câncer a se sentirem melhor, o que por sua vez ajuda no tratamento.

Nos workshops, que são gratuitos, as pacientes recebem orientações de profissionais da estética sobre como cuidar da pele e das unhas, que ficam fracas durante a quimioterapia, como se maquiar e como amarrar lenços na cabeça ou escolher perucas para quem quiser esconder a falta de cabelo.

Além disso, elas ganham de presente uma "goody bag" com produtos doados por várias empresas da área de beleza.
Fonte: BBC BRASIL

Fantástica a idéia! Já imaginaram em fazer algo parecido por aqui? Acho que rola? E vocês?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

O mundo está mais rosa

Hoje, o Denis, meu amigo, me deu uma notícia de que o mundo está mais rosa, afinal uma amiga incomum, a Milady, fez mechas rosa no cabelo. Só de saber achei o máximo. Porque sou uma pessoa que gosto da cor rosa. Quem me conhece sabe que não uso muito rosa no meu dia-a-dia. Bem, isso é verdade, mas gosto de rosa e de rosas. Pensando nisso cheguei à conclusão que usei muito rosa quando estava amando uma pessoa. Isso já faz tempo. Tempo mesmo. Naquela época vivia de blusinha rosa ou com algum acessório de cor rosa.

Para mim, a cor do amor é rosa. Vermelho é da paixão. A cor rosa me traz várias recordações. Entre elas, as ruas floridas de cerejeiras nessa época do ano, ocasos rosa fantásticos. Agora me veio a mente dois: um que presenciei ano passado. Estava indo embora depois do trabalho e quando olho o horizonte, lá estava um céu deslumbrantemente em mil tons de rosa. Fiquei fascinada. Aquela imagem fotografada por meus olhos estão guardadas em minha mente.

Outra vez foi indo para a Facnopar, na Van do Luís, eu sentava do lado da janela e seguia observando o cenário urbano de todos os dias, quase todos os dias eram iguais, mas um dia percebi que o fundo desse cenário estava todo colorido, colorido de rosa. A partir desse dia passei a ver mais o fundo da tela que a natureza teima em pintar todos os dias.

Por esses e tantos outros motivos, todos banais como esses me fizeram gosta da cor rosa, também gosto de rosas, do aroma das rosas. No meu jardim vai ter um monte de florzinhas rosas, no meu coração já tem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Adolescente negro tem quase três vezes mais risco de ser assassinado do que branco

O risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre adolescentes negros do que entre brancos. É o que revela estudo divulgado hoje (21) pelo Observatório de Favelas, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A pesquisa também indica que, para adolescentes do sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se comparado ao de mulheres na faixa de 12 a 18 anos. O estudo traz apenas comparativos por cor e gênero e não apresenta os índices de mortes entre jovens negros, brancos, do sexo masculino e feminino.

A coordenadora do Programa de Redução da Violência Letal do Observatório de Favelas, Raquel Willadino, traçou um perfil dos adolescentes que mais morrem por homicídio no Brasil: são meninos, negros e moradores de favelas ou de periferias dos centros urbanos. Segundo ela, há ainda forte relação com o tráfico de drogas.

Fonte: Agência Brasil de Notícias

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Marcelo Tas desvenda os mistérios da vagina

Gente, esse vídeo é de março, mas para quem ainda não viu vale a pena ver, conhecer e rir um bocado com os apelidinhos. Para os colegas jornalistas, além de tudo isso percebemos uma maneira irreverente de começar um texto. Pra lá de bom!

No primeiro episódio da série "O Mapa da Mina", o jornalista multimídia Marcelo Tas entrevista profissionais de saúde para esclarecer dúvidas sobre o órgão sexual feminino.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ela faz cinema

Quando ela chora
Não sei se é dos olhos para fora
Não sei do que ri
Eu não sei se ela agora
Está fora de si
Ou se é o estilo de uma grande dama
Quando me encara e desata os cabelos
Não sei se ela está mesmo aqui
Quando se joga na minha cama

Ela faz cinema
Ela faz cinema
Ela é a tal
Sei que ela pode ser mil
Mas não existe outra igual

Quando ela mente
Não sei se ela deveras sente
O que mente para mim
Serei eu meramente
Mais um personagem efêmero
Da sua trama
Quando vestida de preto
Dá-me um beijo seco
Prevejo meu fim
E a cada vez que o perdão
Me clama

Ela faz cinema
Ela faz cinema
Ela é demais
Talvez nem me queira bem
Porém faz um bem que ninguém
Me faz

Eu não sei
Se ela sabe o que fez
Quando fez o meu peito
Cantar outra vez
Quando ela jura
Não sei por que Deus ela jura
Que tem coração
e quando o meu coração
Se inflama

Ela faz cinema
Ela faz cinema
Ela é assim
Nunca será de ninguém
Porém eu não sei viver sem
E fim.


Composição: Chico Buarque

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pílula dos "três dias seguintes" chega ao mercado

A Food and Drug Administration (FDA, organismo norte-americano de controle de medicamentos e alimentos) aprovou o uso no país de uma pílula anticoncepcional de emergência denominada Plan B One-Step. A novidade é que o efeito dessa pílula se prolonga por 72 horas após o sexo desprotegido ou da falha de outros anticoncepcionais, e ainda assim, impede a gravidez indesejada com a mesma eficácia que os métodos tradicionais.

A pílula do dia seguinte convencional, se usada até 24 horas da relação, tem um índice de eficiência perto dos 95%. Entre 25 e 48 horas, o índice cai para 85%, e após 72 horas o índice fica em apenas 58%.

Outra diferença é a polêmica em torno das pílulas do dia seguinte convencionais ser abortivas. A pílula do dia seguinte impede a implantação do óvulo no útero, mas não impede que o óvulo seja fecundado. Após 72 horas, se houve sexo desprotegido, é quase certo que o óvulo foi fecundado e, para alguns estudiosos, a partir desse momento já há vida.

Segundo o fabricante, a Plan B One-Step não surte efeito se já houver um óvulo fecundado, ou seja, o novo medicamento não é abortivo.

O produto estará disponível nos Estados Unidos dentro de um mês, mas não há previsão de quando chegará ao mercado brasileiro.

A nova pílula é fabricada pela indústria farmacêutica israelense Teva em parceria com a húngara Gedeon Richter Ltd. Os fabricantes não forneceram informações sobre efeitos colaterais e contra indicações.

FONTE: O BONDE

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Se você pretende saber quem eu sou...

As Curvas Da Estrada de Santos
Se você pretende saber quem eu sou
Eu posso lhe dizer
Entre no meu carro na estrada de santos
E você vai me conhecer
Você vai pensar que eu não gosto nem mesmo de mim
E que na minha idade só a velocidade
Anda junto a mim
Só ando sozinho
E no meu caminho o tempo é cada vez menor
Preciso de ajuda

Por favor me acuda
Eu vivo muito só
Se acaso numa curva eu me lembro do meu mundo
Eu piso mais fundo

Corrijo num segundo
Não posso parar
Eu prefiro as curvas da estrada de santos
Onde eu tento esquecer
Um amor que eu tive
E vi pelo espelho na distância se perder
Mas se o amor que eu perdi eu novamente encontrar
As curvas se acabam
E na estrada de santos não vou mais passar
Não, não vou mais passar

Composição: Roberto Carlos/Erasmo Carlos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Abrázame Así

abrázame así
que esta noche yo quiero sentir
de tu pecho el inquieto latir
cuando estas a mi lado

abrázame así

que en la vida no hay nada mejor
que decirle que sí al corazón
cuando pide cariño

a...brázame así

que en un beso te voy a contar
el más dulce secreto de amor
que hay en mi corazón
acércate a mí
que esta noche vivamos los dos
la mas linda locura de amor

Composição: Mário Clavell / cantor Roberto Carlos

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dia do Homem, hoje?!

A data não é muito conhecida e pode até parecer uma brincadeira, mas hoje, dia 15 de julho, é comemorado no Brasil o Dia do Homem. É claro que é bem diferente do Dia da Mulher e ninguém vai sai por aí distribuindo flores.
A ideia foi do ex-presidente russo Mikchail Gorbachev, com a intenção de ser comemorada internacionalmente no primeiro sábado de novembro. Apesar do apoio da ONU, cada país escolheu seu dia de preferência e comemora o evento separadamente.
Você acha que os homens merecem um dia? E vocês homens, o que gostaria de receber de presente por essa data especial?
Hum... só para não esquecer: este homem é LINDO!!!

















Fonte: IG Jovem

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Apaixonada pelo REI

Faz algum tempo que percebi que estou apaixonada por um rei. O rei da música romântica brasileira, Roberto Carlos. Confesso que ainda estou impressionada com o show dele no último sábado no Maracanã. Senti, mesmo no sofá de casa assistindo pela telinha da Globo, a emoção com que cantava cada canção. A sensibilidade dele me emocionou.
De baixo do meu cobertor não me arredei de frente da tevê. Cantei Detalhes, Emoções, Eu te amo, Parei na contramão, Namoradinha de um amigo meu, Se você pensa, As canções que você fez pra mim, Amigo, Jesus Cristo, Lady Laura, Como é grande o meu amor por você, Café da manhã.... Foram tantas emoções e me apaixonei pelo rei.
Agora estou escrevendo este post e verificando a agenda de shows de Roberto Carlos. Meus olhos se encheram quando viu Curitiba em Outubro. Vou me programar para conhecer o REI.

Eu te amooo

“Tanto tempo longe de você
Quero ao menos lhe falar
A distância não vai impedir
Meu amor de lhe encontrar

Cartas já não adiantam mais
Quero ouvir a sua voz
Vou telefonar dizendo
Que eu estou quase morrendo
De saudade de você

Eu te amo, eu te amo, eu te amo

Eu não sei por quanto tempo eu
Tenho ainda que esperar
Quantas vezes eu até chorei
Pois não pude suportar

Para mim não adianta
Tanta coisa sem você
E então me desespero
Por favor meu bem eu quero
Sem demora lhe falar

Eu te amo, eu te amo, eu te amo

Mas o dia que eu puder lhe encontrar
Eu quero contar o quanto sofri
Por todo esse tempo
Que eu quis lhe falar

Eu te amo, eu te amo, eu te amo

Cartas já não adiantam mais
Quero ouvir a sua voz
Vou telefonar dizendo
Que eu estou quase morrendo
De saudade de você

Eu te amo, eu te amo, eu te amo

Mas o dia que eu puder lhe encontrar
Eu quero contar o quanto sofri
Por todo esse tempo
Que eu quis lhe falar

Eu te amo, eu te amo, eu te amo
Eu te amo, eu te amo, eu te amo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quando eu encontro comigo

Quando eu encontro comigo. Eu sempre choro. Choro porque encontro as desculpas disfarçadas de razões. Aquelas razões que uso para procrastinar de mim mesmo as minhas realizações. De alguma forma descubro que o maior entrave para as tais realizações são postos por mim mesmo.

É sim. Pode até parecer demasiado. Mas não é não. Acho que isso acontece por medo, incerteza, insegurança ou talvez pela certeza que vou conseguir. Isto com certeza implicaria em uma série de mudanças na minha vida. Entre elas de um ambiente familiar, familiar em todos os aspectos como família mesmo, trabalho, bares, amigos, sobrinhos... Tenho medo da mudança, mesmo que a mudança seja imprescindível. Sinto isso por mais que as palavras pronunciem o oposto.

Quando eu encontro comigo é sempre tranqüilizante também porque sei quem eu sou, apenas não tenho a certeza em vinte e tantas primaveras do quero para sempre, mas já consegui saber o que não quero. Também não acredito que uma escolha tenha que ser eterna, tudo bem que algumas mudam nossa trajetória para sempre. Sabe, o que mais me incomoda nas escolhas por mais que não sejam eternas é se não me apegar a nenhuma, não serei um ser brilhante em nada. Mas, será que o mundo precisa só de pessoas brilhantes?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS