Trabalhadores

7h45. O ônibus pára no terceiro ponto de um bairro da periferia rumo ao centro de Apucarana. Ainda tem alguns lugares vazios. O pessoal que aguardava o coletivo começa e entrar e procurar um lugar para sentar. A massa trabalhadora da periferia se ajeita, falam de seus respectivos trabalhos. Alguns dedicam a juventude a empresas do setor de bonés e confecções, outros a laboratórios, metalúrgicas, comércio, setor de serviços. Neste horário, o ônibus tem mais mulheres, quase 80%. Muitas delas também trabalham como diaristas e empregadas doméstica.

No ponto seguinte, o quarto do itinerário, entram mais umas sete mulheres. No quinto entra uma mulher negra, aproximadamente 40 anos, 160 de altura, 60 quilos e com uma barriga tanto saliente. Com sua mini saia jeans, tamanco branco, blusa azul de alcinha de malha com decote V e uma bolsa pequena customizada com miçangas azuis e brancas. Mais uma trabalhadora que levanta cedo, toma seu banho, o cheiro de aloés ainda esta fresco, e segue para mais uma jornada. O rosto é familiar entre os passageiros, que nem a olham mais com antipatia.

A mulher que falo é uma profissional do sexo. Ela faz este trajeto religiosamente todos os dias. No ônibus não conversa com ninguém. Durante todo o percurso segue calada, com aparência preocupada, cabisbaixa. Desce no terminal, ao lado praticamente do seu trabalho.

Às 18h15, lá está a senhora com aparência de cansada. Agora, além da bolsa customizada, leva uma sacola com pães, leite, tomate, alface e maças. Ela é como as tantas mulheres que lotam os ônibus, neste horário, mas que antes de ir para casa, no fim da tarde, passam no supermercado comprar o café da tarde para os filhos.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Apucarana: Educação. Educação! Educação?

Entende-se que a educação é prioridade. Entende-se que a saúde é prioridade. Entende-se se que a vida é prioridade. A Carta Magna do país deixou claro as diretrizes governamentais e as condutas individuais dos brasileiros. Quando os resultados matemáticos são apresentados fica mais que entendido que há algo de errado acontecendo e que a Constituição não é respeitada.

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado ontem (28/04), aponta que 89% das escolas públicas brasileiras não atingiram a média nacional, ou seja, 50,2 pontos. Entre as 20 melhores, 15 são particulares e a maioria se encontra na Região Sudeste.

Para não fugir ao que parece regra em escolas públicas, Apucarana, a “Cidade Educação”, com tempo integral desde 2001, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental (1ª a 4ª série) da rede municipal, também não atingiu a média. Aliás uma única escola não só atingiu como superou a média, 52,3.

As crianças do tempo integral ficam na escola da 7h30 às 16h30. Diante do tempo dedicado aos estudos e atividades correlatas, o que espera são estudantes do ensino médio preparados para o vestibular e consequentemente para o Enem. Mas o contrário acontece, não atingiram o mínimo nas provas. A média ficou abaixo dos 50,2 pontos.

Onde está o erro? Será que são as políticas públicas? Professores? Alunos? Como serão estes cidadãos daqui a cinco anos? Como serão quando forem políticos? Como serão quando forem professores? Como são estes adolescentes? Como ensinar? Quanto a economia nacional será prejudicada? Quanto o meio ambiente será prejudicado? Quanto com saúde será gasto a mais? Quando vamos atingir a média 6 dos países desenvolvidos?
Bom, não tenho as respostas. Não agora. Acho que não vou ter tão logo.
As notas dos colégios de Apucarana

ALBERTO SANTOS DUMONT C E E FUND MED - 44,25

HEITOR C A FURTADO C E E FUND MED PRO- 44,4

IZIDORO L CERAVOLO C E PROF E F MED PROF - 52.3

JOSE CANALE C E PE E FUND MEDIO - 43.56

JOSE DE ANCHIETA C E PE E FUND MEDIO - 47

LUIZ J DOS SANTOS C E CEL E FUND MED - 47

MANOEL RIBAS C AGRIC E E FUND MED PRO -45,4

NILO CAIRO C E E FUND MEDIO NORMAL - 49,7

OSMAR GUARACY FREIRE C E E FUND MED - 48.95

POLIVALENTE APUCARANA C E E FUND MEDIO - 49.35

SAO BARTOLOMEU C E E FUND MEDIO - 48.02

TADASHI ENOMOTO C E E FUND MEDIO - SC


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Imagens impressionantes do corpo humano


Alvéolo pulmonar


 
Células vermelhas do sangue

Ser humano com 6 dias de idade

Câncer de pulmão

Células capilares localizadas no ouvido

Embrião com espermatozóides na superfície


Óvulo humano


Vaso sanguíneo no globo ocular

Fio de cabelo















As imagens podem parecer novas, mas seu corpo conhece bem algumas delas. Elas mostram incríveis closes 3D de partes do corpo humano.

Quase todas as imagens foram capturadas usando microscópio eletrônico de varredura (MEV), um tipo de microscópio que utiliza um feixe de elétrons de alta energia para digitalizar superfícies. O feixe interage com os átomos, resultando em fantásticas imagens de alta resolução em 3D.

O texto e as imagens foram retirados do blog do Humberto Oliveira no IG.

Achei fantástico!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Via crucis de cada um

Via crucis. Via crucis. Cruzes. Sangue. Paixão. Sofrimento. Cristo crucificado por amor se esvaindo em sangue. Quanta dor traz esta imagem. É uma agulhada no coração. Esta cena me reporta para cenas da Inquisição. Hereges amarados e sob os pés uma fogueira ávida por carne e ossos humanos.

Cada qual, durante a vida, vive a sua via crucis. Recortes de textos jornalísticos relatam algumas estações. Por exemplo, ontem (07/04), o G1 publicou o seguinte fato: uma guardadora de carros deu à luz a um bebê prematuro na calçada da orla de Salvador, por volta das 13h. A criança, de 28 semanas, foi levada de ambulância para o Hospital e Maternidade Referência do Estado da Bahia, onde segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mãe, Lucicleide da Anunciação Bispo, 32 anos, está internada no mesmo hospital para se recuperar do parto, realizado com apoio de pedestres que passavam pela praia da Ondina.

Nota 1 (Paraná online ): O corpo do professor Almir Olímpio Alves, de 43 anos, deve ser enterrado neste domingo no cemitério de Carpina, na zona da mata pernambucana, onde ele nasceu e onde morava com a família antes de viajar para Binghamton, no Estado de Nova York, para fazer pós-doutorado em Matemática. A previsão foi dada pela família e pelo reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado. Almir foi uma das 13 vítimas do vietnamita Jiverly Woong, que invadiu a American Civic Association, em Binghamton, na última sexta-feira, armado, matando 13 pessoas, antes de cometer suicídio.

Nota 2 (BBC Brasil): O genocídio que deixou cerca de 800 mil mortos em Ruanda completa 15 anos, em 11 de abril – sábado de aleluia- em meio ao esforço do país para reconciliar membros das etnias tutsi e hutu, mas as tensões que deram origem à violência de 1994 imigraram com os refugiados ao exílio.

"Antes do genocídio nós não sabíamos quem era tutsi ou hutu. Éramos todos ruandeses vivendo na Bélgica, íamos às mesmas escolas, éramos amigos", conta à BBC Brasil Beatrijs Vervust, uma tutsi que na época tinha 13 anos e já vivia em Bruxelas. "Quando começou o genocídio, começamos a diferenciar quem era quem. Foi então que soube que um de meus amigos era hutu e aquilo foi um choque. Paramos de nos falar."
Vervust lembra que a raiva contra os hutus foi crescendo automaticamente, enquanto via pela televisão as notícias do massacre.
"Nada pode mudar isso. Eles mataram meus avós, meus tios, meus primos. É algo que não poderei perdoar jamais", afirma a jovem, que desde então não tem amigos da etnia hutu.

Perdão. Cristo perdoa tantas atrocidades, tanto ódio. Creio que o Senhor não leva em consideração a cor da pele, o formato do nariz, as tatuagens, a forma de adoração a Ti.
Jesus Cristo, o que te importas? O que quer de nós seres egoístas,hipócritas, interesseiros e donos de tantos outros adjetivos?

Cristo quando nasci me disseram que era o Mestre da humanidade, Rei da Paz, do Amor. Agora, tento entender por que as pessoas brigam tanto. Por que matam. Por que não conseguem cultivar a paz, o amor, o perdão e a solidariedade.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

À espera do Livreiro de Cabul

Algumas histórias nos impressionam sejam elas reais ou imaginárias. Às vezes, os personagens chegam como um pingo a mais de chuva e com o folhear das páginas eles saltam dos livros para a nossa vida. Ficam horas contando suas estripulias, batalhas, sonhos, beijos roubados e outros guardados na eternidade de um desejo não vivido. Homens, meninos, meninas, mulheres ganham forma física e psíquica com o decodificar das palavras.

Palavras que nos envolve, preenche noites, manhãs, nos faz refletir, agir ... O último livro que li, A Menina que Roubava Livros, Liesel Meminger, uma adolescente que vivia na Alemanha nazista, fala, nas últimas páginas, da relação de amor e ódio com as palavras. Em a última carta a Sra. Hermann, Liesel diz: como a senhora pode ver, estive novamente em sua biblioteca e destruí um de seus livros. - É que eu estava com tanta raiva e tanto medo, que quis matar as palavras. Palavras...

Os livros, mesmo os romances, ajudam a conhecer e entender melhor as pessoas, países, religiões, enfim culturas diferentes. Nas duas obras de khaled Husseini, O caçador de Pipas e A Cidade do Sol, o Afeganistão é mais que refugio de talibãs. Hassan,o menino de lábio leporino, Ali, Amir, Assef constroem um mosaico de ideias, valores, tradições, etnias. São tantos detalhes. E uma pipa rasgando o céu rumo à liberdade, levantando com ela o desejo de um recomeço em terra estrangeira.

Em A Cidade de Sol não tem como não se comover com a luta das mulheres afegãs, uma luta silenciosa, encoberta pela burca. A memória insiste em lembrá-las mesmo depois de meses que o livro foi lido. Mariam, Nana, Laila, Aziza. A presença de Zalmai, Taquiq, Rashid, Jalil também se perpetuam em nós.

Cada livro com sua peculiaridade como Relatos de um Náufrago, Gabriel Garcia Marquez, A Revolução do Bichos, George Orwell, O Grito da Terra; O Grito dos Pobres, Leonardo Boff, A Metamorfose, Kafka, Chico Mendes -Crime e Castigo, Zuenir Ventura, Rota 66, Caco Barcelos, Casa Grande e Senzala, Gilberto Freyre ... Não é viável falar dos poucos que li, apenas quero enfatizar que além de boa companhia, eles têm o dom de nos fazer refletir.

Ah, como são inesquecíveis as palavras. Palavras de Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Drummond, Cecília Meireles, Castro Alves, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Rubem Braga, Fernando Pessoa, Ariano Suassuna ...

Agora estou à espera das palavras da jornalista noruguesa Asne Seierstad que escreveu O Livreiro de Cabul.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

As ondas pelo lado de dentro

Clark Little, de 39 anos, ex-surfista americano resolver fotograr ondas de um ângulo inusitado: por dentro. Confira algumas imagens:















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

(Carlos Drummond de Andrade)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS