Entende-se que a educação é prioridade. Entende-se que a saúde é prioridade. Entende-se se que a vida é prioridade. A Carta Magna do país deixou claro as diretrizes governamentais e as condutas individuais dos brasileiros. Quando os resultados matemáticos são apresentados fica mais que entendido que há algo de errado acontecendo e que a Constituição não é respeitada.
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado ontem (28/04), aponta que 89% das escolas públicas brasileiras não atingiram a média nacional, ou seja, 50,2 pontos. Entre as 20 melhores, 15 são particulares e a maioria se encontra na Região Sudeste.
Para não fugir ao que parece regra em escolas públicas, Apucarana, a “Cidade Educação”, com tempo integral desde 2001, para alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental (1ª a 4ª série) da rede municipal, também não atingiu a média. Aliás uma única escola não só atingiu como superou a média, 52,3.
As crianças do tempo integral ficam na escola da 7h30 às 16h30. Diante do tempo dedicado aos estudos e atividades correlatas, o que espera são estudantes do ensino médio preparados para o vestibular e consequentemente para o Enem. Mas o contrário acontece, não atingiram o mínimo nas provas. A média ficou abaixo dos 50,2 pontos.
Onde está o erro? Será que são as políticas públicas? Professores? Alunos? Como serão estes cidadãos daqui a cinco anos? Como serão quando forem políticos? Como serão quando forem professores? Como são estes adolescentes? Como ensinar? Quanto a economia nacional será prejudicada? Quanto o meio ambiente será prejudicado? Quanto com saúde será gasto a mais? Quando vamos atingir a média 6 dos países desenvolvidos?
Bom, não tenho as respostas. Não agora. Acho que não vou ter tão logo.
As notas dos colégios de Apucarana
ALBERTO SANTOS DUMONT C E E FUND MED - 44,25
HEITOR C A FURTADO C E E FUND MED PRO- 44,4
IZIDORO L CERAVOLO C E PROF E F MED PROF - 52.3
JOSE CANALE C E PE E FUND MEDIO - 43.56
JOSE DE ANCHIETA C E PE E FUND MEDIO - 47
LUIZ J DOS SANTOS C E CEL E FUND MED - 47
MANOEL RIBAS C AGRIC E E FUND MED PRO -45,4
NILO CAIRO C E E FUND MEDIO NORMAL - 49,7
OSMAR GUARACY FREIRE C E E FUND MED - 48.95
POLIVALENTE APUCARANA C E E FUND MEDIO - 49.35
SAO BARTOLOMEU C E E FUND MEDIO - 48.02
TADASHI ENOMOTO C E E FUND MEDIO - SC
0 comentários:
Postar um comentário