Casamento não é coisa do passado

Amar, malamar, desamar e amar novamente. O amor é o sentimento que mais une o destino de homens e mulheres. Ao menos este é o motivo mais alegado pelos casais durante a realização do casamento ou mesmo quando decidem simplesmente morar juntos. Nos dias atuais, casar pode até parecer coisa do passado, mas a maioria dos jovens não abre mão de oficializar a união.


Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro deste ano revela que família e casamento estão longe de serem considerados ultrapassados pela maioria dos brasileiros. A Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2010 mostra que a taxa de casamentos legais no Brasil apresentou, em 2008, o seu maior índice desde 1999, com 6,7%. De acordo com o instituto, a taxa de matrimônios é calculada com a divisão do número de casamentos pelo de habitantes com mais de 15 anos de idade, multiplicando o resultado por 1.000.

De acordo com o estudo, 45,8% das pessoas com 15 anos ou mais são casadas, enquanto 42,8%, solteiras. A região Sul lidera o ranking dos casados, com 49,7%. Santa Catarina ocupa o primeiro lugar, com 56,1%, seguida pelo Paraná, com 50,5%, e São Paulo, em terceiro lugar, com 50,5% - o Estado está localizado na região Sudeste do País. Ainda segundo o levantamento, as mulheres casam mais entre 20 a 24 anos (29,7%). Já os homens, entre 25 a 29 anos (28,4%).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: