Debruçada na janela eu reflito



Olho pela janela e lá está ele novamente. Cabisbaixo. Parece que não melhorou nada. De longe dá para ver que tem sangue em sua testa. Preciso ir lá. Está morrendo à míngua. Parece invisível. Ninguém o percebe. Faz dias que ele está ali, deitado no mesmo lugar. O que será que aconteceu com ele? Foi veneno? Foi um chute? Ah! Pode ter sido namorada.


O olhar vazio se perde entre as flores da praça. O colorido e aroma também são delas. Ele já perdeu o brilho da juventude e se encosta pelos bancos. Sonhar parece ser melhor que acordar e encontrar todas as manhãs cinza. Encontrar os mesmos passos apressados que caminham rumo ao trabalho e as escadarias da igreja. Os joelhos se prostram diante do altar e suplicam misericórdia e perdão se redime por viver. Mas insistem em viver sem perceber os preceitos do criador.


Criar? Parece não ter mais nada a ser feito, já que Ele é tão perfeito. Como pode alguém perfeito criar um mundo tão imperfeito. Seres infelizes, infelizes com o seu nariz, com seu jeito de andar e até com o jeito de sorrir. A atmosfera está carregada de queixumes.


Os gatos, baratas, cachorros e homens parecem não se distinguirem. Todos se preocupam em alimentar o corpo. Os humanos ousam em publicar suas sublimes criações e as chamam de arte. Mesmo assim, não contemplam o desejável mundo das idéias de Platão.


É um gato detestável. Não vive pelo outro. Seu dono o colocou na rua e o chama de egoísta, simplesmente, porque enquanto ele trabalhava o gatinho dormia em sua cama. Achava que o bichano não percebia suas aflições, mas o que o pobre gato pode fazer se foi domesticado assim. A única coisa que o aborrece é ter perdido sua amada em um acidente de trânsito. Matam seu amor e ainda ochamam de egoísta.


Vanuza Borges

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Mário Sioli disse...

As palavras dela sempre me encanta de alguma forma, às vezes pela maneira como me questiona ou talvez pelo simples fato de eu vê-la tão sutil nas palavras que ela colhe.
Um texto belo, mas com a ausência aparente de um sentimento fundamental, principalemente para o agora.
Continue assim, bela, inteligente e gentil.
Mil beijos!

segredos de uma muçulmana disse...

Nossa como o Mário é elegante...
Vanuza bem vinda ao mundo blogado...
Continue postando por vc tem talento e parabéns...

Beijos

Não acabou