Como nuvens passageiras

Tem um pardalzinho cantando timidamente lá fora. O seu canto entra pela fresta da janela junto com tantos outros ruídos da rua. Mas não é o gorjear do pequenino que me fascina nesse momento. O céu me fascina. A cada cinco minutos que volto meu olhar para ele constato que está diferente.
O fascínio está no movimento contínuo das nuvens. Há pouco o céu estava cinza. Agora está claro, ainda tem nuvens. Elas estão espalhadas como flocos de algodão, e se movem ligeiramente. Eu sei que são as correntes de ar que as movem, mas não sãos os aspectos meteorológicos que me atraem. O meu olhar insiste em repousar nessa dança porque quando a olho imediatamente imagino uma multidão titubeante que também parece ser movida pelo vento.
As nuvens no céu guiadas pelo impulso dos ventos, e nós somos guiados pelo quê mesmo? Acordamos atrasados para o trabalho, mesmo assim imploramos mais cinco minutos preguiçosos em nossa cama, por esse cinco minutos que, às vezes, se transformam em 10, 15, 20, perdemos a paciência logo cedo, nem tomamos café, o leite fica quente demais... E o caminho até o trabalho, tumultuado demais, o trabalho, estressante demais, o almoço, que almoço? Decidimos por qualquer besteira, as engolimos em menos de 10 minutos e pronto.
Mas, para aonde vamos mesmo? Para quê corremos tanto? Corremos pelo quê? Sabe, às vezes, não consigo encontrar a resposta. Sinto que vivemos o velho adágio: vivemos como se nunca fossemos morrer e morremos como se nunca tivéssemos vivido. Privamos-nos de tantas coisas por bobagens, privamo-nos de viver. Talvez, deveríamos tratar certos contragostos como uma nuvem que logo se desfaz porque também estamos de passagem nesta casa.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: