Não entendo

Queria encontrar palavras que expressassem o que sinto nesse momento

É tanta confusão

No momento que mais preciso de silêncio me vejo no meio de uma orquestra

No momento que preciso de compreensão de todos, a maioria nem ouve o que falo

É tão estranho viver com tantas pessoas e no momento que precisa está quase, quase sozinho

É guiado por um mestre espiritual e conversas de raros amigos

O que posso fazer além de cuidar de mim e dos meus afazeres?



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Acredito muito nisso!


"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)


(...) Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra."
Casamento entre o céu e a terra. Salamandra, Rio de Janeiro, 2001.pg09


Texto retirado do site do filósofo leonardo Boff, quem admiro e respeito muito. Espero que aproveitem e gostem.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Ressuscite o palhaço


O palhaço viu seu riso se perder pela face na véspera do dia das crianças. As brincadeiras se esconderam na sua angústia. O palhaço caminha pela rua, mas já não carrega mais a magia de fazer rir.


É possível ver em seus olhos a tristeza cortante das ruas. Seu coração adoeceu de tantos ver meninas se prostituindo, meninos se drogando, mães desequilibradas, pais bêbados.


A alegria de palhaço secou diante do altar, aos pés da Virgem Maria, por não conseguir entender como as crianças são abusadas, desrespeitada e como os adultos as usam. Ainda dizem que querem voltar a ser criança, talvez fosse bom voltar e lembrar as brincadeiras interrompidas, a impaciência dos adultos ...


Talvez seja a oportunidade de rever as ações e fazer o dia das crianças feliz. Temos o sábado para buscar entender o mundo infantil. E talvez, domingo, seja o dia de ressuscitar o palhaço em nós e não deixá-lo nunca mais morrer e fazer as crianças felizes todos os dias.
(foto site niilismo)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Lembraças de Che


No dia 9 de outubro de 1967, tropas da Bolívia mataram o líder revolucionário Ernesto Che Guevara. Companheiro de Fidel Castro, sonhava em estender a revolução cubana para todo o continente latino-americano.

Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosário, na Argentina. Proveniente de família de classe média alta, formou-se em Medicina na Universidade de Buenos Aires, em 1953. Foi o primogênito dos cinco filhos de Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa.



Como Ernesto sofresse de asma, sua família mudou-se várias vezes, em busca de um clima melhor. Guevara cresceu em Alta García, na região serrana de Córdoba. Sua doença o prendeu várias vezes à cama, onde tomou gosto pela literatura clássica universal.


Convencido de que a revolução era a única forma de acabar com as desigualdades sociais existentes na América Latina, foi para o México em 1954, onde juntou-se a um grupo de exilados cubanos liderado por Fidel Castro.


Sua adolescência foi marcada pela Guerra Civil Espanhola e, depois, pela Segunda Guerra Mundial. Também se dedicou intensamente ao esporte. Em Córdoba, aprendeu a jogar rúgbi, tênis, golfe e se dedicou à natação.
Em 1946, a família voltou a estabelecer-se em Buenos Aires. Embora pretendesse estudar Engenharia, decidiu-se pela Medicina depois de assistir à morte da avó, a quem era muito ligado.
Intelectual e andarilho


O jovem atrevido e desleixado consigo mesmo percorreu diversas vezes como mochileiro vários países latino-americanos. Após concluir o curso universitário, com 25 anos, partiu para a Venezuela e depois a Bolívia.


Fez contato com exilados no Peru e ligou-se ao regime pró-comunista da Guatemala. No final de 1953, com 26 anos, é admirador da URSS e deseja unir-se a um partido comunista de qualquer país que seja. Na Guatemala, nação que passava por grande reforma, conduzida pelo presidente Jacobo Arbenz, conheceu Hilda Gadea, militante política peruana, que mais tarde se tornaria sua esposa.


Como não conseguisse exercer a medicina, viveu da venda de enciclopédias de porta em porta. Quando o governo comunista da Guatemala foi derrocado (1954), seguiu para o México. Por causa de sua atuação sindical, Che fora informado de que corria perigo e asilou-se na embaixada argentina. Hilda chegou a ser detida, para ser libertada em seguida. Ambos conseguiram deixar legalmente o país e foram para o México, onde se casaram em 1955. Lá também nasceu a filha, Hilda Beatriz.


No México, recebeu o apelido Che, por usar a expressão sempre que falava com alguém. Foi apresentado a Raúl Castro, líder estudantil cubano recém-saído da prisão em Cuba e, a 8 de julho de 1955, conheceu Fidel Castro, que havia passado um ano e dez meses preso na ilha de Pinos, Cuba. Fora anistiado por Fulgêncio Batista, a quem derrubaria mais tarde, com o apoio de Che.




Ascensão e morte de um futuro ídolo
Na madrugada do dia 25 de novembro de 1956, zarpou do porto mexicano de Tuxplan o iate Granma, com capacidade para 20 passageiros, levando 82 guerrilheiros, entre eles Che. Sua tarefa era atender os eventuais feridos no desembarque em Cuba.

No combate que se seguiu ao desembarque, sobraram apenas 12 sobreviventes, entre os quais Che e os irmãos Castro. Com o apoio dos camponeses, passaram a agir a partir de Sierra Maestra. Em 1959, entraram em Havana à frente das tropas guerrilheiras vitoriosas.


No governo com Fidel Castro, Guevara exerceu diversas funções, incluindo a de ministro da Indústria (1961-1965). Seu objetivo primordial, no entanto, era estender a revolução a outros países. Por isso, deixou suas funções em Havana para juntar-se a um grupo de guerrilheiros bolivianos, cuja meta era derrubar o regime ditatorial que vigorava na Bolívia.


Entretanto, Che Guevara foi capturado e morto pelo exército boliviano, em La Higuera, perto de Vallegrande (Santa Cruz), em 9 de outubro de 1967. Suas mãos foram amputadas e levadas para os EUA, a fim de confirmar a identidade do "principal inimigo do imperialismo norte-americano nas Américas". Seus restos mortais foram encontrados em uma vala, somente em 29 de junho de 1997, com os demais seis guerrilheiros.



Fonte: DW-World.de (Deutsche Welle)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Amarras

Os vícios, os sonhos, os desejos e as limitações não deixam me desamarrar de mim. De volta do trabalho faço caminho diferente para desviar do bar. Hoje quero ser bom pai, bom esposo. Preciso redime por ontem. Na Rua Firmam Neto senti meus passos ficarem devagar, não conseguia mais caminhar e, então, caí. O chão gelado das 21 horas foi o que me aparou. Não sentia mais nada.

Mais é possível imaginar as pessoas passando apressadas do meu lado. Outras assustadas com minha presença ao lado do ponto de ônibus. Eu, um homem de 38 anos, pai de dois filhos, casado, acabou a noite derrubado pelo álcool. É humilhante depois da ressaca olhar para no espelho e encontra a resposta de como um vício de juventude pode me vencer? Vergonha é encontrar as pessoas que te levaram para casa bêbado.


Enquanto estava caído no chão, pessoas me rodeavam e perguntavam o que aconteceu com ele? De repente um amigo surgiu e dizia meu nome, Carlinhos, o que aconteceu com você? Acorda! Vamos, levanta! Ele funcionário do bar, aonde bebi, e um morador do bairro que esperava o ônibus tentaram me colocar sentado na mureta. O meu corpo pendia de um lado para o outro como os meus passos uma hora antes. Alguns dos que esperavam o ônibus mencionaram chamar a o serviço de emergência ou a polícia. O funcionário do bar disse que eles não atendem bêbados.


O frio congelava, o ônibus chegou e os curiosos se foram pensando como pode um homem forte chegar a esse ponto? Continuei ali caído, mal conseguia abrir os olhos, não conseguia falar. O amigo do bar abriu minha mochila e procurou uma blusa. Não encontrou. Enrolou a alça da mochila na minha mão e foi embora. Não podia ficar ali enquanto a família e os filhos o esperavam, assim, como a minha. Cheguei horas depois, melhor me levaram. Não sei quem. Mas sei que isso aconteceu pelo semblante de decepção da minha esposa e dos filhos às sete da manhã, quando acordei.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Uma nota, um passo...



Pés hábeis valseam no salão

São tantos casais de Marias e joãos

É passo para lá, passo para cá

Assim vão rodando no salão


Nessa roda viva,

Olhares se cruzam,

Perfumes reativam lembranças,

Ciúmes surgem

São tantos pensamentos que perpassam

Entre as notas musicais e o casal


A noite desabrocha

O vinho acalenta

O vinho atiça desejos

Amores surgem

Casamentos se realizam

Filhos nascem

Crescem

E a vida se refaz em cada nota

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS